IFRN- Ceará Mirim

IFRN- Ceará Mirim

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

JOGOS INTERCAMPI 2015



Natal/julho/2015
SUMÁRIO
1. Contextualização
2. Dos Jogos Intercampi


2.1 Objetivo Geral
2.2 Objetivos Específicos
2.3 Justificativa
3. Dos participantes dos Jogos Intercampi

4. Das modalidades Esportivas
5. Da sede e do período dos jogos
6. Dos recursos para a realização dos Jogos
7. Planilha de custos dos Jogos
8. Cronograma dos Jogos Intercampi




1. Contextualização
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, situado à Rua Nilo Bezerra Ramalho,1962, Tirol, Natal-RN, CEP 59015-300, inicia sua trajetória histórica em 1909 como Escola de Aprendizes Artífices, criada através do decreto nº 7.566 do então Presidente da República Nilo Peçanha, que criou 19 escolas no pais e marcou a implantação do ensino profissional federal no Brasil.
No ano de 1937 a Escola de Aprendizes e Artífices do RN passa a se chamar de Liceu Industrial, onde eram oferecidos os cursos de desenho, sapataria, funilaria, marcenaria e alfaiataria. Em 1942, O ginásio industrial foi incorporado aos antigos cursos e a Escola passou a chamar-se Escola Industrial de Natal. No ano de 1947, na gestão do professor Jeremias Pinheiro, a União desapropria um terreno de 90 mil m², no então bairro Boa Sorte, para construção da nova Escola Industrial de Natal, sede do atual Campus Natal-Central cujo terreno custou 810 mil cruzeiros.
Em 1968, com a ascensão do ensino industrial ao nível de 2º grau, surge a Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN). A Unidade de Ensino de Mossoró foi inaugurada em 29 de dezembro de 1994. Suas atividades começaram no princípio de 1995, contando inicialmente com 200 alunos na Área de Eletromecânica. No ano seguinte, foi implantada a Área de Construção Civil e, em 1997, foram implantados os cursos de Informática Industrial e Segurança do Trabalho.
Em 1999 a Escola Técnica do RN transforma-se em Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica. As Unidades de Ensino Descentralizadas de Currais Novos, Ipanguaçu e Zona Norte foram inauguradas em 2006. A UNED Currais Novos iniciou suas atividades através da oferta de cursos de nível técnico nas áreas de Química (curso Técnico em Alimentos) e em Informática (curso Técnico em Sistemas de Informações). Já a Unidade da Zona Norte iniciou suas atividades oferecendo cursos nas áreas de Eletrotécnica e Informática, atendendo a cerca de 300 alunos, em cursos técnicos nas modalidades integrada ao ensino médio (regular e PROEJA) e subsequente.
A Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, transforma os Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Assim, o CEFET-RN passa a designar-se IFRN, composto pelos campi Natal-Central, Mossoro, Natal-Zona Norte, Apodi, João Câmara, Macau, Ipanguaçu, Currais Novos, Caicó, Santa Cruz e Pau dos Ferros. A partir da segunda expansão foi criado os campi Natal Cidade Alta, Parnamirim, Nova Cruz, Canguaretama, São
Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, Ceara-Mirim e os campi avançados de Lajes e Parelhas, constituindo-se no total de 14 campi com atuação em todas as regiões do estado do Rio Grande do Norte.

2. Dos Jogos Intercampi
Os Jogos Intercampi do IFRN foram criados no ano de 2007. Chamavam-se, então, Jogos Interunidades e participaram da primeira edição o CEFET Sede, as UNED’S de Mossoró, Currais Novos, Ipanguaçu e Zona Norte. O objetivo principal era reunir os alunos/atletas do ensino médio integrado, modalidade EJA e no subsequente da instituição em uma competição de cunho esportivo e educativo. No ano de 2008, os jogos tiveram muito mais visibilidade, aumentando a motivação dos alunos neste evento.
No ano de 2009, os jogos constaram no planejamento da instituição, mas, infelizmente não foram realizados. No ano de 2010 os jogos tiveram como tema – Ser-tão lindo: Quem pratica esporte, ama a natureza. A ideia dos jogos foi a de desenvolver nos alunos a concepção de seres humanos amantes do esporte e como construtores de uma sociedade sustentável e harmoniosa com a natureza. O cenário dos Jogos foi a Cidade de Currais Novos, na região do Seridó, nordeste do Brasil.
Entre os dias 11 a 14/08 de 2011 o IFRN - Campus Mossoró realizou a 2ª edição dos Jogos Intercampi, com uma participação de 600 estudantes de 11 campi do Instituto: Apodi, Caicó, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Mossoró, Natal - Central, Natal - Zona Norte, Pau dos Ferros e Santa Cruz. As modalidades disputadas foram: Atletismo, Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol Indoor, Vôlei de Areia e Xadrez. Além das instalações do Campus Mossoró, algumas modalidades dos Jogos realizam-se em demais instituições da cidade, como a Escola Duarte Filho, Ginásio Pedro Ciarlini, a UFERSA e a UERN.
Nos anos de 2012 e 2013 não tivemos possibilidade de realizar os jogos em virtude de alteração nos calendários acadêmicos devido ao movimento grevista. Em 2014, os Jogos foram divididos em fases devido ao maior número de campi o que inviabiliza a sua realização em uma única etapa. Desta forma tivemos três etapas regionais classificatórias: Alto Oeste, Grande Natal e Seridó realizados nos Campus Pau dos Ferros, Natal Central e Currais Novos respectivamente. A fase Final foi realizada no campus Santa Cruz no período de 25 a 27 de julho, promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão.



2.1. Objetivo Geral
Promover a prática do esporte escolar com fins educativos, assegurando ao estudante acesso à prática esportiva, preconizado pelo Art. 217 da constituição Federal de 1988;



2.2. Objetivos específicos
Possibilitar a seleção de atletas que disputarão os Jogos das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Etapa Nordeste e Nacional de 2016;


 Expandir as vivências com o esporte, a cultura, a sociedade e o meio ambiente, de modo a oferecer mais oportunidade de acesso à prática do esporte e ao conhecimento da vida.
 Possibilitar a integração entre os alunos/atletas de todas as modalidades de ensino (Integrado, Subsequente, Superior e EJA) dos diversos Campi da Instituição através do esporte.




2.3. Justificativa
O esporte educacional pode ser uma grande estratégia de mudança para melhoria da qualidade de vida de todos os participantes, pois como um direito de todo o cidadão e fortalecedor dos princípios de cidadania, consolida valores como a ética, o compromisso, a saúde, o companheirismo, a democracia, a garra, a cooperação, a comunicação, o respeito pelas regras e pelos outros, a resoluções de conflitos, a interação com outras pessoas, a liderança, o valor do esforço – como vencer e como perder, administrar o ego e a competição, o fair play, o trabalho em equipe, a disciplina e a confiança.
Diante dessa oportunidade sócia educacional, os Jogos Intercampi tem uma grande importância para desenvolvimento e fortalecimento da cultura do esporte no IFRN. Além de desenvolver o esporte educacional entre nossos jovens estudantes, propiciaremos a esses alunos conhecerem outras cidades e regiões do nosso estado, agregando valores culturais, sociais e educacionais para a sociedade.

3. Dos participantes dos jogos Intercampi
Participarão dos Jogos Intercampi 2015 os alunos que estiverem matriculados e participando regularmente de todas as atividades pedagógicas dos seus respectivos Campus, nas modalidades de ensino médio integrado, Superior, Subsequente e EJA. Os jogos Intercampi 2015 serão realizados em duas fases, a saber:
Fase 1. FASE REGIONAL CLASSIFICATÓRIA – modalidades coletivas: Basquetebol, Futsal, Futebol, Handebol e Voleibol in door, nas categorias masculina e feminina, exceto no Futebol que será apenas na categoria masculina. A fase regional classificatória será por região (ALTO OESTE, SERIDÓ E GRANDE NATAL).
Fase 2. FASE FINAL - Os campeões e vice-campeões das diversas modalidades coletivas classificadas nas 03 (três) regionais e as modalidades individuais, se encontrarão nesta fase dos jogos com sede na cidade de Natal. Na fase final o campus anfitrião terá garantida sua vaga em todas as modalidades coletivas.



4. Das modalidades esportivas
As modalidade que serão ofercidas nos Jogos Intercampi serão: MODALIDADES COLETIVAS MODALIDADES INDIVIDUAIS
Basquetebol (masculino e feminino) Atletismo (masculino e feminino)
Futsal (masculino e feminino) Judô (masculino e feminino)
Futebol de campo (masculino) Natação (masculino e feminino)
Handebol (masculino e feminino) Tênis de mesa (masculino e feminino)
Voleibol (masculino e feminino) Voleibol de areia (masculino e feminino)
Xadrez (masculino e feminino)


Nenhum comentário:

Postar um comentário